terça-feira, 14 de abril de 2009

A Encenação da Paixão e morte de Jesus Cristo, teve como tema a exemplo do ano passado, a Campanha da Fraternidade/2009. contando com palavras da CF, algumas das estações.

Pilatos condena Jesus à morte e Ele próprio carrega sua cruz para fora da cidade.
(Todos nós também carregamos nossa cruz. Nosso País é marcado por escândalos de corrupção, tráfico de influência, desvio de verbas, e ninguém é condenado por tais crimes.
No entanto o pobre geralmente é condenado.
A sociedade nâo tem como fundamento principal a pessoa humana. Criou-se a indústria do mdedo, pois o medo tornou-se fonte de renda, com a venda de alarmes, escoltas, vigilância e seguros de todos os tipos).

Jesus cai por terra pela primeira vez.
(Jesus caiu pelos peso da cruz e castigos que recebeu. Nossa sociedade é uma sociedade de privilégios, onde só os de maior poder aquisitivo, são beneficiados, enquanto a classe baixa carrega sua cruz nas filas dos hospitais, nos baixos salários, e muitos, sem o mínimo de dignidade para viver).

Jesus recebe a ajuda do Cirineu.
(Como o Cirineu, existe na sociedade, homens e mulheres que se colocam ao lado dos que sofrem. Diversas entidades têm se preocupado com a prevenção da violência e à solidariedade com suas vítimas, promoção da justiça e defesa dos direitos, com ações educativas e de lazer).

Jesus cai pela segunda vez.
(Nós temos dois tipos de violência. A violência física, que diante dela, a reação da sociedadeé quase sempre contrária, chegando a causar diversos tipos de mobilização, e a violência simbólica, que age através de constrangimentos, ameaças, exploração de fatos, negação de informações, chantagem e a cultura do medo entre outros).

Jesus cai pela terceira vez.
(Jesus é preso, torturado e condenado à morte porque denunciou a maldade, o pecado e anunciou o Reino de Deus. O racismo é um mal que ainda não foi superado pela nossa sociedade.
Conviver com o diferente é difícil, principalmente ao que se refere às diferenças culturais. A questão racial também é causa de violência).

Jesus é despojado de suas vestes.
(Despindo Jesus de suas vestes, e de sua dignidade, lembramos da violência contra os que defendem os direitos humanos).